O andebol na Madeira

Embora não consigamos precisar com exactidão a data do início da prática do andebol na região, mas, tendo em conta o livro do Dr. Francisco Santos – História lúdico - desportiva da madeira, existem indícios de que o início remonta a 1959.
Porém, só a partir de 1972 é que efectivamente podemos afirmar que o andebol, como modalidade devidamente codificada e regulamentada, começa a ser praticada na região, através do Professor de Educação Física – Prof. José Moniz.
É nesse mesmo ano que a ADM (instituição que na data albergava a maioria das práticas desportivas codificadas) procede à sua inscrição na FAP.
Posteriormente é nomeada uma comissão distrital responsável pelo desenvolvimento da modalidade, cuja primeira decisão de fundo é abrir inscrições para a prática oficial da modalidade.
Ainda nesse ano, a comissão decide convidar a equipa júnior do Belenenses para um torneio no Fim-de-ano, no qual também participam equipas regionais.
Este torneio é fundamental, pois, além de possibilitar aos nossos atletas um contacto com o andebol de outras regiões, permite também a observação de um modelo superior de prática.
Após esta experiência realiza-se o 1º Campeonato Distrital de Juniores com a participação do C. S. Marítimo, do C. D. Nacional e do Ateneu Comercial do Funchal.
A partir da época 75/76 inicia-se a competição de forma mais regular nos escalões de Juvenis e Juniores com a participação do C. S. Marítimo, do C. D. Nacional e Académico do Funchal.
A evolução do andebol madeirense foi notória com o início das competições nacionais, que se deu na época de 1985/86 com o C. S. Madeira em femininos e o Académico de Fátima em masculinos.
A nível nacional, o andebol madeirense tem consolidado o seu estatuto conquistando o patamar internacional com o apuramento das suas equipas para as competições europeias, em 1992/93 em femininos, uma vez mais com o C. S. Madeira, e mais recentemente nos masculinos com o A. M. Madeira Andebol SAD, em 1990/00.
Fica também na história do nosso andebol a organização de vários eventos de relevo, tais como do Campeonato Europeu em masculinos 1998, o congresso mundial da IHF, em 1990 e o Grupo C do Campeonato do Mundo.